Responsive site ou site adaptativo – a sua importância

Responsive site ou site adaptativo

Responsive site ou site adaptativo – a sua importância

Um responsive site ou, numa tradução livre, site adaptativo, é indispensável para o sucesso da sua empresa online.

O que é um responsive site?

De forma sucinta podemos definir um responsive site como um website que funciona perfeitamente em todos os tipos de dispositivos, independentemente da sua resolução ou tamanho. Se preferirem, um site assim adaptam-se aos requisitos técnicos de qualquer dispositivo – computador, tablet ou smartphone – por forma a apresentarem a mensagem em perfeitas condições, daí também ser denominado site adaptativo.

O incremento do Mobile (tablets e smartphones)

A forma de acesso à Internet, e mais concretamente, o modo como os utilizadores pesquisam na Web, mudou muito nos últimos tempos. O Mobile, ou seja, os smartphones e os tablets, têm vindo a ganhar terreno aos computadores tradicionais no que respeita ao mundo digital. É cada vez mais normal ir ao Facebook, procurar um restaurante, ver um vídeo do Youtube ou até mesmo efetuar uma compra no telemóvel.

Smartphones

Ao olharmos para alguns dados fornecidos pela Marktest relativos ao Mobile (Smartphones) no mercado nacional constatamos que:

– Atualmente há 3,53 milhões de utilizadores de smartphones só no mercado nacional;

– Quase 40% dos telemóveis existentes no nosso país são smartphones.

Tablets

De acordo com informações prestadas pela consultora IDC sabemos que:

– em 2012 foram vendidos 222 mil tablets no nosso país;

– estima-se que as vendas de tablets em Portugal atinjam as 320 mil unidades até ao final do presente ano.

Site adaptativo para lidar com a tendência Mobile

Tendo em conta estes números, chegamos à conclusão de que o Mobile está a conquistar utilizadores. E quem são estes utilizadores? A resposta é muito simples: os potenciais clientes da sua empresa!

Tirar partido deste novo tipo de utilizadores, cujo número cresce a cada ano, é fundamental para potenciar o seu negócio. E tal apenas vai acontecer se lhes apresentar um site com responsive web design. Perceba porquê, verificando os exemplos seguintes:

Caso 1

Quando um utilizador acede a um site não adaptativo através de um smartphone ou de um tablet, não o consegue visualizar de forma conveniente, não conseguindo ver nem os produtos nem os serviços que a empresa tem para oferecer.

Resultado: O utilizador sai do site e procura outro. Em termos de negócio, isto significa que a empresa acabou de perder um potencial cliente.

Caso 2

Se a empresa tiver um responsive site, os visitantes podem navegar nele com toda a comodidade, como se estivessem num desktop ou portátil.

Resultado: O utilizador descobre a sua empresa e as possibilidades de este se tornar seu cliente aumentam.

Em qual dos dois cenários quer enquadrar a sua empresa? Penso que a resposta é óbvia, certo?

Partilhe este artigo