O que são motores de busca?

motores de busca

O que são motores de busca?

Neste post vai encontrar uma explicação simples sobre o que são motores de busca e o seu modo de funcionamento.

Motores de busca – conceito

Os motores de busca são softwares concebidos para encontrar informações guardadas num sistema informático mediante palavras-chave indicadas pelos utilizadores. Para dar exemplos concretos, o Google, o Yahoo ou o Bing são motores de busca que nos permitem procurar e obter informações na Internet numa questão de segundos.

Como funcionam os motores de busca, mais concretamente o Google?

Tendo em conta que o Google é o mais utilizado de todos os motores de busca, recorremos ao seu modo de funcionamento para ilustrar a forma como os resultados de uma pesquisa surgem no ecrã dos nossos computadores ou dispositivos móveis quando fazemos uma pesquisa.

A forma de funcionar do Google

De forma sucinta podemos afirmar que o Google estabelece primeiro a associação entre as palavras que os utilizadores digitam e um índice para, em seguida, apresentarem os conteúdos encontrados em páginas de resultados.
Executa esta tarefa através dos chamados crawlers ou spiders que estão associados a robots que vão de página web em página web, analisando links, texto e imagens. No fundo, o processo é efetuado através de um programa informático que varre os servidores da Google, investigando e arquivando todos os conteúdos da Web, indexando-os.

E depois da indexação?

No seguimento da indexação, O Google passa à fase da apresentação dos conteúdos aos utilizadores. Numa fração de segundos, toda a estrutura de hiperligações da Web é analisada através do algoritmo PageRank™, por forma a definir quais são as páginas mais importantes. Depois, é levada a cabo a correspondência de hipertexto para verificar quais as páginas mais relevantes para uma determinada pesquisa. Conjugando a relevância específica para a pesquisa feita com a importância geral do site, o Google lista os resultados encontrados, ordenando-os por ordem decrescente em termos de fiabilidade e relevância.

Ainda que complexa, o funcionamento dos motores de busca, incluindo o Google, assenta num princípio simples: fornecer as melhores e mais fiáveis respostas às pesquisas dos utilizadores, no menor espaço tempo possível.

Partilhe este artigo