O que é SEO? Compreenda o conceito!

O que é SEO - think bigger

O que é SEO? Compreenda o conceito!

Muitas vezes sou confrontada com a questão “Mas afinal, o que é SEO?”. Com este artigo espero conseguir esclarecer as dúvidas que persistente sobre o tema.

Compreender o que é SEO e qual a sua importância

Definir o que é SEO

A sigla SEO identifica a expressão Search Engine Optimization que em português pode ser traduzida como Otimização para Motores de Busca. Tal como se pode inferir pelo nome português, podemos definir o que é SEO dizendo que é um conjunto de técnicas que permitem que os motores de busca identifiquem e compreendam de uma forma mais eficaz cada página de um site, aumentando-lhes a relevância e, por inerência, o posicionamento nas páginas de pesquisa dos motores de busca.

O aparecimento do SEO

Para compreender totalmente o que é SEO, convém conhecer um pouco a sua história. O SEO é fruto do aparecimento de uma nova geração de motores de busca que passou a definir o posicionamento dos sites a partir da relevância de cada um. Até então, os sites eram listados mediante ordem alfabética, tal como acontece nos diretórios da web.
A relevância dos sites e, por conseguinte, o seu posicionamento passou a depender de algoritmos que abrangem inúmeros fatores que, na sua maioria são desconhecidos.

Fatores que influenciam o SEO

Existem dois tipos de fatores que influenciam o SEO, os internos e os externos. Os primeiros podem ser totalmente controlados por si pois estão ligados ao próprio site; como exemplos podemos mencionar as URLs, os títulos, os Meta Tags. Os fatores externos estão ligados à forma como outros sites se relacionam com o seu, ou seja, têm a ver com os links e com a qualidade dos links que apontam para o seu site, bem como com a relevância que os motores de busca lhes atribuem.
Um outro conceito que está intimamente ligado ao SEO é o das palavras-chave (https://thinkbigger.pt/blog/palavras-chave-conceito-e-importancia/), já que cada website deve ser otimizado consoante as palavras-chave mais relevantes da sua área.

Principal razão para aplicar SEO ao seu site

A enorme vantagem resultante da otimização de um site prende-se com a melhoria do posicionamento do mesmo nos motores de busca. Quanto mais otimizado está um site, melhor é compreendido pelos motores de busca, com especial destaque para o Google, pelo que melhor será o seu posicionamento nas páginas de resultados referentes às pesquisas que os utilizadores fazem por determinadas palavras-chave.
Como é óbvio, os sites melhor posicionados nos motores de busca são os que recebem mais visitantes. Afinal, quantos de nós vão além da 2ª página de resultados quando faz uma pesquisa? Descubra mais sobre a importância do SEO no nosso artigo SEO para sites – porque é importante otimizar conteúdos(https://thinkbigger.pt/blog/seo-para-sites-porque-e-importante-otimizar-conteudos/)

Agora que já sabe o que é SEO, está na hora de tirar partido dele. Contacte-nos e descubra como o podemos ajudar a dar visibilidade ao seu site.

Partilhe este artigo