O que é o Marketing Digital?

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O que é o Marketing Digital?

São muitos os que se interrogam sobre o que é o Marketing Digital. Este artigo visa esclarecer de forma sucinta o conceito bem como a sua importância para os negócios.

O que é o Marketing Digital é uma pergunta que assola muitos empresários de pequenas e médias empresas e à qual vou tentar dar uma resposta concisa e clara. De referir que o Marketing Digital é também conhecido por Web Marketing ou Marketing pela Internet.

Entender o que é o Marketing Digital

Na realidade a resposta à pergunta o que é o Marketing Digital é bastante linear: O Marketing Digital consiste em divulgar e promover a sua empresa e os seus produtos ou serviços, utilizando os recursos digitais atualmente existentes, nomeadamente a Internet.

Tal como acontece com as estratégias tradicionais de Marketing, as estratégias de Marketing Digital assentam em determinados pressupostos para serem eficazes. Eis os cruciais:

  • Conhecimento do público-alvo;
  • Conhecimento cultural do espaço geográfico onde a campanha vai ser implementada;
  • Definição criteriosa dos objetivos;
  • Identificação total com a filosofia da empresa.

Em contrapartida, o Marketing Digital difere do Marketing tradicional no relacionamento empresa-cliente. Na verdade, o Marketing Digital inverte a filosofia deste relacionamento uma vez que recorre a técnicas que tentam fazer com que seja o cliente a procurar a empresa e não a empresa a procurar o cliente.

O que é o Marketing Digital e as suas áreas de atuação nucleares

O papel das Técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca) são um conjunto de regras a utilizar na produção de conteúdos por forma a optimizar o seu site para aumentar a percentagem de resultados orgânicos ou seja, de resultados que advêm da procura nos motores de busca. Assim sendo, as técnicas de SEO para sites visam colocar a sua empresa na primeira página de resultados dos motores de busca. É claro que estar na primeira página de um motor de busca implica um aumento no número de visitantes e, por conseguinte, um aumento das taxas de conversão.

Compreender este conceito é fundamental para entender o que é o Marketing Digital, já que este depende profundamente da visibilidade que o seu site tem na Internet.

O papel dos Links patrocinados

As técnicas de SEO são fundamentais para obter um bom rendimento a médio e longo prazo, contudo, há que as conjugar com um conjunto de outras técnicas para que tenha resultados mais imediatos. Para entender o que é o Marketing Digital, precisa de as conhecer um pouco melhor.

Uma dessas técnicas assenta no recurso a links patrocinados, ou seja, no investimento em anúncios em canais estratégicos, com especial destaque para o Google Adwards. Trocando por miúdos, deve fazer como aquelas empresas cujos anúncios lhe aparecem na página do Google quando faz uma pesquisa.

A vantagem em relação à publicidade tradicional é que os custos são bem mais reduzidos, uma vez que, por norma, paga os cliques feitos no seu anúncio. É uma excelente forma de atrair visitantes que mostram uma predisposição para saberem mais sobre os seus produtos ou serviços. Logo, esta técnica é eficaz em atrair potenciais clientes.

O que é o Marketing Digital e o papel das Redes Sociais

Entender o que é o Marketing Digital passa também por compreender a importância das redes sociais para o negócio. Hoje em dia, a presença de uma empresa nas redes sociais implica uma enorme exposição num mercado com milhões de utilizadores.
As redes sociais são um canal privilegiado para encetar a divulgação da sua marca. Podem servir como o ponto de partida para o passa-a-palavra da era digital. Com sorte e, sobretudo muito trabalho, consegue tornar a sua mensagem viral, levando-a a milhares de potenciais clientes.

O que é o Marketing Digital e o papel do E-mail Marketing

O E-mail Marketing pode ser uma excelente ferramenta para a divulgação da sua empresa e consequente conquista de clientes. Porém, há que perceber o funcionamento desta técnica de Marketing Digital e colocá-la em prática da melhor forma para que não se vire contra si e acabe por ter efeitos adversos.

Se pensa que para realizar uma campanha de E-mail Marketing só tem de comprar uma base de dados com um x número de endereços de correio electrónico e começar a enviar e-mails para esses endereços, desengane-se. O mais provável é que o seu e-mail promocional acabe por ser confundido com spam!

Assim sendo, o melhor será apostar em efetuar uma segmentação do seu público-alvo, selecionando e-mails reconhecidos e que se enquadrem no objetivo da campanha. Não se esqueça que quantidade não significa necessariamente qualidade.

Espero que esta breve abordagem o tenha ajudado a perceber um pouco melhor o que é o Marketing Digital, bem o seu potencial para a conquista de novos clientes e consequentemente de melhores resultados.

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