O que é o Google Adwords ou, trocando por miúdos, a publicidade no Google?

o que é o Google Adwords

O que é o Google Adwords ou, trocando por miúdos, a publicidade no Google?

“O que é o Google Adwords?” é uma questão que me colocam muitas vezes e que vou tentar responder de forma sucinta neste texto.

Em síntese, o Google Adwords é o serviço de Links Patrocinados do Google, ou seja, um serviço que lhe permite fazer publicidade no Google de forma simples e eficaz.

Compreender o que é o Google Adwords

Como surgiu o Google Adwords e o que são Links Patrocinados?

Para responder à dúvida “o que é o Google Adwards?” penso ser importante perceber as suas origens. Pouco depois de ter surgido em 1998, o Google tornou-se num estrondoso caso de sucesso enquanto motor de busca, capaz de gerar um número absolutamente impressionante em termos de tráfego. Como é óbvio, os criadores do mais famoso de todos os motores de busca quiseram rentabilizar este enorme potencial e deram início ao processo de desenvolvimento de um sistema que permitisse publicidade no Google, disponibilizando espaço nas páginas do site para que as empresas anunciassem os seus produtos e serviços. Os referidos espaços não são mais do que anúncios que apresentam um link, ou seja, uma ligação, para uma página com os produtos ou serviços apresentados. Daí a utilização do termo Links Patrocinados! Após anos de alterações e melhorias, chegou-se ao modelo atual do serviço de publicidade, cuja vantagem mais imediata advém do Google ser o site mais visitado na Internet!

De que forma as alterações influenciaram o que é a publicidade no motor de busca da Google?

Quase todas as alterações que o Google Adwards sofreu ao longo dos tempos tiveram como objetivo a melhoria do serviço, por forma a torná-lo ainda mais apetecível enquanto canal de publicidade. Assim, as alterações debruçaram-se sobretudo na otimização do motor interno do próprio Google com vista à maior segmentação das buscas. A atual segmentação permite que o Google identifique a procura que o utilizador da Internet faz e a relacione com a palavra-chave, perfil e localização geográfica que definiu quando elaborou o seu anúncio . Em termos práticos, a segmentação permite que o sistema identifique com maior precisão a necessidade do utilizador e, por conseguinte, lhe apresente resultados mais fidedignos num curtíssimo espaço de segundos. Como é óbvio, a segmentação do sistema de Links Patrocinados é igualmente benéfica para o anunciante, uma vez que os seus anúncios são direcionados para o seu público-alvo, elevando a possibilidade de conversão.

Custos da publicidade no Google com Links Patrocinados?

Contrariamente ao que acontece com outros canais de publicidade em larga escala como a televisão, por exemplo, a publicidade no Google através de Links Patrocinados é relativamente económica e está ao alcance de todos. Isto porque, por um lado, o serviço de Links Patrocinados permite que o anunciante defina o montante que quer gastar por dia e, por outro lado, assenta, na maioria dos casos, num sistema de Custo por Clique (CPC), ou seja, o anunciante apenas paga os anúncios Adwords quando o utilizador clica de facto neles e é direcionado para a página de ligação, a chamada Landing Page. Em suma, a resposta para a questão “o que é o Google Adwards?” é: um sistema de publicidade no Google, baseada em Links Patrocinados (anúncios) que levam os utilizadores a páginas que apresentam os produtos ou serviços que procuram. Descubra como a Think Bigger o pode ajudar a perceber o que é o Google Adwords e a tirar partido de todas vantagens da publicidade no Google, com Links Patrocinados feitos à medida do seu negócio.

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