A estreita ligação entre SEO e SEM

A estreita ligação entre SEO e SEM - think bigger

A estreita ligação entre SEO e SEM

SEO e SEM são siglas usadas com frequência no âmbito do marketing digital. Descubra a ligação entre ambas.

SEO e SEM – o que os une?

SEO e SEM são conceitos da área do marketing digital que por vezes são confundidos, ainda que sejam distintos, apesar de estarem interligados. Vamos então esclarecer as suas dúvidas.
Para o fazer, o melhor será definirmos cada uma das siglas.

SEM

A sigla em inglês SEM representa Search Engine Marketing o que se traduz em português como Marketing para os Motores de Busca. Tal como o próprio nome indica, o SEM é uma vertente do Marketing Digital que se foca nos motores de pesquisa da Internet, com especial destaque para o Google, já que este é o motor de busca mais utilizado pelos internautas. Por outras palavras, o SEM consiste num conjunto de estratégias e ferramentas que visam incrementar a imagem e as vendas de uma empresa através do online.

SEO

O SEO é uma ferramenta que, através da aplicação um conjunto de técnicas, consegue dar visibilidade e relevância a um website ou a um blog nas páginas de resultados dos motores de busca. Caso pretenda aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre esta ferramenta, consulte o nosso artigo “O que é SEO?”

A relação entre SEO e SEM

Depois de termos visto em separado os conceitos de SEO e SEM não é difícil de intuir que o primeiro é parte integrante do segundo. Ou seja, o SEO é uma das ferramentas do SEM; aliás, a maioria dos especialistas considera o SEO como a vertente mais eficaz do SEM, a par dos links patrocinados; estes últimos correspondem à publicidade paga feita no Google, isto é aos anúncios apresentados em destaque nas páginas de resultados das pesquisas.

Em jeito de conclusão, de uma forma simplista e resumida, podemos afirmar que o SEO é uma das ferramentas a que o SEM recorre para atingir os seus objetivos.

Partilhe este artigo