Inbound Marketing – descodificar o conceito

Inbound Marketing - descodificar o conceito

Inbound Marketing – descodificar o conceito

Inbound Marketing – descubra o que é e perceba porque esta ferramenta de Marketing Digital é tão importante para potenciar o seu negócio.

O termo Inbound Marketing diz-lhe alguma coisa? Não? Não se preocupe porque está longe de ser o único. Na verdade, a grande maioria dos pequenos e médios empresários portugueses ainda não está sensibilizado para a importância que o Marketing Digital pode ter para o crescimento das suas empresas. Tendo-me apercebido desta realidade no meu contacto diário com as empresas, decidi escrever este texto para descodificar um pouco o Inbound Marketing, bem como a importância de ter promover uma estratégia de SEO a par de campanhas eficazes no Adwords.

Conceito de Inbound Marketing

De uma forma simples, podemos definir o Inbound Marketing como a estratégia de atrair clientes através de conteúdo digital relevante e original, concebido para ir de encontro às necessidades que o seu público-alvo manifesta nas pesquisas que faz nos motores de busca, com especial destaque para o Google. Ou seja, ao proporcionar ao seu público-alvo conteúdo online que lhe interesse – sejam artigos num blog, e-books, newsletters ou vídeos, por exemplo -, está a conquistar potenciais clientes e, por conseguinte, a potenciar vendas. O Inbound Marketing também assume a designação de Marketing de Conteúdo.

As razões para apostar no Inbound Marketing

Ainda que em Portugal a tendência ainda esteja a dar os primeiros passos, no estrangeiro há muito que se valoriza uma estratégia de marketing digital que aposta na otimização de conteúdos através de técnicas SEO e não apenas em campanhas de links patrocinados no Google Adwords. Descubra alguns dos principais motivos porque deve considerar o Inbound Marketing uma ferramenta capaz de potenciar o seu negócio:

– Hoje em dia cerca de 85% dos utilizadores da Internet em Portugal fazem pesquisas no Google e 66% dos quais fazem-no através de um Smartphone;
– Em média, o custo por lead resultante do Inbound Marketing é 62% inferior ao de um lead proveniente de uma campanha de marketing tradicional;
– De acordo com estudos recentes, um bom blog é capaz de aumentar o tráfego em mais de 50%;
– O Inbound Marketing permite-lhe identificar o seu público-alvo, obter informações precisas sobre os produtos ou serviços que mais interessam aos seus clientes; desta forma, pode desenvolver uma campanha Google Adwords mais personalizada e que vá de encontro aos desejos dos seus clientes, tornando-a mais eficaz.

Os três vértices do Inbound Marketing

Visualize a sua campanha de Inbound Marketing como sendo um triângulo, já que para esta ter sucesso deve considerar três aspetos fundamentais:

Conteúdo

O Inbound Marketing assenta em conteúdo de qualidade. Por conseguinte, é fundamental que ofereça conteúdos originais, interessantes e relevantes aos internautas. O segredo está em dar-lhes o que eles procuram!

Otimização através de técnicas de SEO

Ainda que o seu conteúdo seja super interessante, ele não lhe trará resultados se ninguém o ver. Como tal, é necessário trabalhar para que ele chegue ao seu público-alvo e este objetivo é conseguido através da otimização do conteúdo através de técnicas de SEO. Saiba mais sobre este assunto no nosso post SEO para sites – porque é importante otimizar conteúdos?

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para dar relevância e popularidade aos seus conteúdos. Se lhe disser que os comentários de terceiros sobre um negócio é importante para 55% dos internautas, consegue perceber a importância das redes sociais para o seu negócio.

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