A importância das redes sociais para o seu negócio

importancia das redes sociais para seu negocio

A importância das redes sociais para o seu negócio

Há quem não entenda a importância das redes sociais e as entenda como veículos de comunicação menores que apenas servem para partilhar fotografias das férias ou para comentar os assuntos mundanos do dia-a-dia. Se subscreve esta linha de pensamento, desengane-se.

A importância das redes sociais para os negócios é muitas vezes descurada.

A verdade é que a importância das redes sociais para o seu negócio é um aspeto que deve considerar quando planeia a divulgação da sua empresa. Facebook, Linkedin, Google+, Twitter e Youtube são os exemplos das redes sociais mais conhecidas e utilizadas que pode e deve explorar para potenciar o seu negócio.

7 razões que justificam a importância das redes sociais

Faça parte da tendência:

As redes sociais são cada vez mais uma parte integrante da vida das pessoas. Logo, são uma parte integrante da vida dos seus potenciais clientes. Como tal, ao ter o seu negócio nas redes sociais conquista uma presença na vida dos seus potenciais clientes.
Mas vamos falar de números que espelham a importância das redes sociais. Sabia que a cada 20 minutos os utilizadores do Facebook fazem 7,6 milhões de “gosto” em páginas? E que, de acordo com estudos recentes, 51% dos utilizadores do Twitter seguem empresas, marcas ou produtos nas redes sociais? À luz destes dados, a importância das redes sociais deixa de ser um mero passatempo e surge como um mercado apetecível, não concorda?

Reconhecimento da marca:

Conquistar o reconhecimento da sua marca é um dos principais objectivos de qualquer negócio. Para tal, é preciso estar onde estão os clientes e é aí que reside grande parte da importância das redes sociais. Estas são um veículo privilegiado para divulgar o seu negócio entre potenciais clientes, tornando a sua marca conhecida e familiar.
Porém, conquistar reconhecimento não é tarefa fácil; sabia que diversos estudos demonstraram que em média precisamos de ouvir uma marca nove vezes antes de confiar nela?
As redes sociais podem ser uma ajuda preciosa na conquista da confiança do consumidor. Cerca de metade dos utilizadores do Facebook e do Twitter afirmam que há mais probabilidade de adquirirem ou de recomendarem produtos depois de terem interagido com ela nas redes sociais.

Além disso, quando os utilizadores das redes sociais recomendam um determinado produto aos seus amigos através do Facebook ou do Twitter, dão-lhe uma credibilidade que nenhuma campanha publicitária consegue transmitir. É o velhinho método do “passa-a-palavra” aplicado a esta nova era digital!

Divulgação de eventos:

A importância das redes sociais como o Facebook também se justifica por estas lhe permitirem informar e partilhar eventos, conseguindo dar-lhes uma enorme visibilidade que assenta mais uma vez no eficaz método do “passa-a-palavra” digital.

Marketing vocacionado para nichos:

Descobrir o público-alvo é uma das tarefas mais complicadas de qualquer campanha de marketing. E neste aspeto, a importância das redes sociais é bem visível, pois permitem-lhe criar perfis sociais e mensagens virais dirigidas a clientes, atuais e potenciais, com base em interesses e dados geográficos específicos.

Gerar tráfego para o seu site:

Ao ligar os seus perfis nas redes sociais ao site da sua empresa e ao criar conteúdos de qualidade que despertam a atenção das pessoas que integram os seus círculos sociais, levando-as a partilharem as suas mensagens, conquista visitantes para o seu site que de outra forma nunca o iriam visitar.
Dados recentes demonstram que 78% da informação partilhada e mencionada online provém do Facebook e que o Facebook e o Twitter potenciam as taxas de cliques para partilhar conteúdos como nenhuma outra forma de publicidade online.

Controle a sua marca:

Ao participar nas actividades online controla parte do que é dito sobre o seu negócio, conseguindo proteger a sua reputação digital. Estando presente nas redes sociais tpode responder a críticas, tanto positivas como negativas, fazer comentários, bem como corrigir quaisquer imprecisões que possam existir.

Contribui para a otimização do seu site em relação aos motores de busca:

A presença nas redes sociais tem relevância para os resultados das pesquisas apresentados pelos motores de busca. Há uma probabilidade muito maior de o Google seleccionar o seu site para as primeiras páginas de pesquisas se o seu negócio tiver uma forte presença nas redes sociais.
A criação de um perfil que apresenta conteúdos de qualidade, com palavras-chave escolhidas de forma criteriosa contribui para gerar tráfego não só para as suas páginas das redes sociais como também para o seu site.

Descubra a estratégia da Think Bigger para potenciar a importância das redes sociais em prol do seu negócio.

Partilhe este artigo