Google Search Console – como criar uma conta

Google Search Console

Google Search Console – como criar uma conta

O Google Search Console é uma ferramenta SEO gratuita da Google que, acima de tudo, lhe dá a visibilidade de como a Google vê o seu site. As informações disponibilizadas nesta ferramenta, permitem-lhe monitorizar vários aspetos importantes do seu site, como por exemplo:

  • o estado da indexação do site, ou seja, quantas páginas estão indexadas pelo Google;
  • quantos erros foram detetados pelos agentes de indexação;
  • que palavras chave foram usadas nas pesquisas para chegar ao seu site
  • etc.

Para o seu site ser indexado pelo Google, não necessita ter uma conta no Google Search Console. No entanto, se pretende otimizar o desempenho e a presença do seu site na internet, esta ferramenta dá-lhe preciosas informações de modo a atingir esse fim.

Criar uma conta no Google Search Console

Criar uma conta no Google Search Console é fácil. No link www.google.com/webmasters/ aceda à opção SEARCH CONSOLE. Sempre que possível, utilize uma conta corporativa e de preferência com ligações à função (por exemplo, webmaster@o_seu_site.pt, administrador@o_seu_site.pt, etc).

Adicionar o seu site

Após criar a sua conta, o próximo passo é adicionar o seu site à consola. No Google Search os sites são listados tendo em conta a sua Propriedade (no sentido da pertença ou capacidade de gestão), pelo que o próximo passo é ADICIONAR UMA PROPRIEDADE. Para isso clique no botão correspondente.

adicionar propriedade ao google search

Na janela seguinte, coloque o endereço do seu site com o prefixo http:// ou https://

adicionar site ao Google Search Console

Após adicionar com sucesso o seu site, o Google Search vai pedir que valide a sua propriedade ou capacidade de gestão. Esta é uma medida de segurança para assegurar que apenas os verdadeiros donos (ou os webmasters) do site ou do domínio, podem configurar e ter acesso a todas as opções e informações prestadas pela Google.

Validar a propriedade no Google Search Console

Há vários métodos para validar a propriedade de um site e em todas elas são necessários alguns conhecimentos técnicos, bem como o acesso à estrutura do site. A maioria das empresas em Portugal e no Brasil têm a gestão dos seus sites entregue a outras entidades pelo que este passo de validação requer a intervenção destas entidades. Se é este o seu caso, não se preocupe, nós dizemos-lhe o que tem que fazer.

Diferentes métodos de validação de um site

Há vários métodos para validar a propriedade de um site e a Google descreve-os bem na página correspondente. No entanto e tal como a Google, recomendamos o método de “Carregamento de ficheiro HTML“.

validar propriedade Google Search Console

 

CENÁRIO 1: Tenho acesso à estrutura do meu site e possuo conhecimentos técnicos para copiar um ficheiro

Neste caso, basta seguir as instruções na página do Google Search Console. Após o carregamento do ficheiro, pode validar a sua conformidade clicando no link que a Google indica no passo 3. Quando comprovar que funciona, clique em Validar para o site ser adicionado ao Google Search Console.

CENÁRIO 2: Não tenho acesso à estrutura do meu site porque ele é gerido por uma outra empresa

Nesta situação, transfira o ficheiro indicado no passo 1 da página de validação da propriedade. Envie-o à entidade que gere o seu site e peça-lhes para o colocar na raiz do seu site de modo a que o passo 3 possa ser validado.

Depois de confirmar a execução deste passo, volte ao Google Search Console (www.google.com/webmasters/) e valide a propriedade clicando no botão correspondente.

validar propriedade

Depois de ativada e confirmada a propriedade do seu site, tem imediatamente acesso a todas as opções e informações fornecidas pelo Google Search Console.

Espero que este artigo tenha sido útil para o ajudar a criar uma conta no Google Search Console.

Quer permitir a terceiros o acesso a esta ferramenta SEO? Saiba como adicionar utilizadores ao Google Search Console.

Partilhe este artigo