Ter a sua empresa nas redes sociais – noções básicas

A sua empresa nas redes sociais

Ter a sua empresa nas redes sociais – noções básicas

As redes sociais assumem-se cada vez mais como um elemento fundamental de comunicação não apenas para as pessoas mas também para as empresas e negócios. Contudo, antes de colocar a sua empresa nas redes sociais, deve abordá-las sob um prisma empresarial.

Conceitos básicos a conhecer antes de colocar a sua empresa nas redes sociais

O que os clientes dizem sobre a sua empresa nas redes sociais

Sejamos honestos: vivemos numa época em que somos bombardeados constantemente por publicidade em cujo conteúdo não confiamos. No entanto, confiamos no que os nossos amigos dizem.

É por isso que um produto recomendado por um amigo ou pela experiência de alguém conhecido, é mais importante que um anúncio de 30 segundos passado no intervalo do Telejornal. E ter o seu negócio ou os seus produtos recomendados por alguém é extremamente importante na concretização de vendas. Se já é empresário, sabe que a divulgação do tipo passa-a-palavra é uma das mais eficazes formas de marketing – senão mesmo a mais eficaz. E é neste ponto que reside a importância de colocar a sua empresa nas redes sociais.

Recomendações que são transformadas em compras

As pessoas são influenciadas pelos seus amigos, quer positiva quer negativamente. Por isso, as recomendações de amigos tem um impacto muito grande nas decisões de compra. É difícil ter estatísticas do peso das recomendações em Portugal mas se tomarmos o exemplo dos Estados Unidos, estudos afirmam que 73% dos americanos admitem que já conheceram produtos através de recomendações de amigos e 51% comprou produtos baseados nessas mesmas recomendações. É sem dúvida uma fonte de influência que não pode ser menosprezada. Assim sendo, ao colocar a sua empresa nas redes sociais, ela pode ser referenciada por centenas de pessoas, ganhando visibilidade.

Tem que aumentar a qualidade da venda e da relação com o cliente

Um dos aspetos mais interessantes a saber sobre redes sociais é que estas são como um palco em que todos podem expressar os seus pensamentos e opiniões junto dos amigos; na perspectiva do seu negócio, os amigos devem ser encarados como outros potenciais compradores. Se proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes, estes irão recompensá-lo nas redes sociais com opiniões positivas e recomendações que atrairão novos negócios. Se por outro lado a experiência não tiver sido tão positiva, os seus clientes também se encarregarão de o divulgar nas redes sociais. Isto não é inteiramente negativo desde que tenha a capacidade de transformar uma má experiência numa oportunidade para melhorar a forma como serve os seus clientes, respondendo construtivamente às criticas.

O que é importante é que tenha em consideração que a partir do momento em que coloca a sua empresa nas redes sociais, o bom e o mau é exposto pelo que a única alternativa é aumentar a qualidade da venda e da relação com o cliente.

Permissão é o segredo!

Num mundo inundado de ruído publicitário, mensagens ou acções de marketing consentidas são uma chave poderosa para chegar ao coração dos seus clientes. Ao obter a permissão dos seus clientes para lhes enviar mensagens de marketing, está a aumentar o nível de aceitação das mesmas e a possibilidade de eles as partilharem com o seu universo de conhecidos.

Nas redes sociais, as permissão chegam de muitas formas:

  • Gostos no Facebook
  • Seguindo no Twitter
  • Adicionar aos Círculos do Google +
  • Conexões do LinkedIn
  • Etc.

Quando alguém faz um gosto no Facebook, seguir no Twitter ou adiciona a página da sua empresa no Google+, está automaticamente a permitir que lhe envie mensagens de marketing. E isto é um factor que não pode desperdiçar e que explicam a importância de colocar a sua empresa nas redes sociais.

Deve ouvir e responder

Para ser um bom conversador, há que ser um bom ouvinte. As redes sociais na perspectiva de um negócio, têm mais a ver com ouvir e responder do que com enviar mensagens comerciais. É importantíssimo que esteja atento ao que as pessoas dizem sobre o seu negócio, os seus concorrentes ou sobre o mercado. Tem igualmente que ser proactivo nas respostas a perguntas que envolvam algumas das áreas do seu negócio.

Lembre-se que para estabelecer relacionamentos não tem que falar facebooquês… apenas tem que ser você mesmo. Seja nas redes sociais aquilo que é na vida real.

As redes sociais são um compromisso

Tal como na vida real, é preciso tempo e esforço para construir relacionamentos nas redes sociais e, muitas vezes, esse esforço não gera resultados imediatos.

Ao colocar a sua empresa nas redes sociais tem de adotar uma postura consistente e acima de tudo, paciente. Todos os relacionamentos que construir resultarão no futuro numa maior lealdade dos seus clientes.

Para ser efectivo nas redes sociais tem que:

  • diariamente investir o tempo necessário a ouvir e a falar
  • criar conteúdos que façam falar a sua audiência
  • Adicionar aos Círculos do Google +

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