Comunicação na internet – como fidelizar clientes online

A comunicação na internet – como fidelizar clientes online

Comunicação na internet – como fidelizar clientes online

A comunicação na Internet é um meio privilegiado para fidelizar clientes antigos e conquistar novos clientes.

O mundo mudou quando surgiu a Internet! Assim sendo, hoje em dia, uma boa estratégia de comunicação na Internet é um factor crítico em qualquer negócio. No entanto, para que esta seja eficaz, há que pensar além da venda ou da promoção do seu negócio. Como conquistar um cliente tornou-se também uma questão digital!

Fidelizar clientes através da comunicação na Internet

Como é óbvio, qualquer empresa que queira ter sucesso tem de se preocupar em estabelecer a melhor relação possível com os seus clientes. Para tal, já não basta definir uma estratégia de comunicação tradicional, há que a complementar com uma estratégia de comunicação na Internet. Acima de tudo, no mundo atual, em que quase todos sabem como instalar a Internet e como utilizá-la, a eterna questão de como conquistar um cliente também se aplica no mundo digital. Assim, há que encarar a comunicação para lá dos objectivos básicos e tradicionais da “promoção do negócio” e do “efetivar a venda” por forma não só conquistar como também a fidelizar clientes online.

Eis alguns conselhos para melhorar a sua comunicação na internet

1 – Como conquistar um cliente passa muito por oferecer-lhe valor acrescentado sem esperar nada em troca

A melhor forma de conquistar e fidelizar clientes online passa por oferecer-lhes algo que os faça feliz sem esperar qualquer retorno. Esqueça a velha e há muito caída em desuso técnica de tentar “impingir” um produto; opte sim por elevar ao expoente máximo o significado de conquistar e vá direto ao coração dos seus clientes. Para tal, bastam simples gestos que significam muito em termos de comunicação na Internet. Se tem um restaurante porque não incluir no seu site um e-book gratuito com algumas receitas? Ou se tem uma florista porque não enriquecer o seu site com um blog sobre flores?

2 – Valorize o acompanhamento

O primeiro contacto é fundamental para estabelecer uma ligação de confiança, contudo, não é suficiente para concretizar uma venda. Por esse motivo uma boa estratégia de comunicação na Internet deve privilegiar o acompanhamento ao cliente durante todo o processo de decisão não só para esclarecer todas as possíveis dúvidas que o cliente possa ter mas também para reforçar uma sensação de proximidade. Esta é sem dúvida uma das melhores opções que pode tomar ao definir a sua estratégia de como conquistar um cliente através da Internet.

3 – Fidelize os seus clientes e torne-os seus embaixadores

Não se limite a prestar um serviço de primeira qualidade aos seus clientes. Mime-os no pós-venda aproveitando a comunicação na Internet! Faça-os sentirem-se especiais com pequenos pormenores. Pode, por exemplo, mencioná-los nas suas newsletters, convidá-los para os seus eventos ou enviar-lhes informações que lhes possam ser úteis. Se o fizer, depressa perceberá que esta é uma das melhores formas de fidelizar clientes online.

É claro que clientes satisfeitos tornam-se embaixadores da sua marca. São eles os primeiros a referenciar a sua empresa, a sua marca, os seus produtos e os seus serviços, dando-lhes visibilidade.

4 – Peça e ouça a opinião dos seus clientes estabelecendo uma verdadeira comunicação na internet

Ao pedir e ouvir a opinião dos seus clientes está a demonstrar que os valoriza. Além disso, esta é também uma forma de obter um conhecimento mais profundo do seu mercado; e ao conhecer melhor as necessidades e os desejos dos seus clientes pode reavaliar os seus produtos e serviços por forma a ajustá-los a estas mesmas necessidades e desejos.

Não se esqueça que um feedback negativo é tão importante como um positivo. Assim, quando os seus clientes mencionarem um aspecto menos positivo em relação ao seu negócio, aproveite a crítica para melhorar; admita a falha e resolva-a. Vai ver que os seus clientes vão reconhecer e valorizar a sua atitude.

5 – Estabeleça uma interação personalizada com os seus clientes

Não limite a sua interação com os seus clientes ao envio de propostas e de faturas. Ao invés, procure construir uma relação de proximidade que leve a a um relacionamento duradouro. Aproveite a comunicação na internet para o fazer. Quer um exemplo? Porque não enviar um cartão de parabéns digital no dia do aniversário do seu cliente? Se for o dono de um restaurante porque não enviar um email aos seus melhores clientes com um código promocional, oferecendo-lhes um digestivo e um café?

Conheça as propostas de comunicação na Internet da Think Bigger, destinadas a fidelizar clientes.

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