Perceber melhor como funciona o Google

Perceber melhor como funciona o Google

Perceber melhor como funciona o Google

Perceber como funciona o Google é meio caminho andado para definir uma estratégia digital de sucesso.

Perceber como funciona o Google

O primeiro passo para perceber como funciona o Google é descobrir como este motor de busca obtém os resultados que apresenta.

O Google pesquisa constantemente a internet através de um robot chamado Googlebot que tem por função reconhecer e validar os links que estão indexados, isto é, os links que as empresas e os internautas individuais submetem ao reconhecimento dos motores de busca. São estes links que permitem ao robot aceder às diferentes páginas dos inúmero sites existentes. Digamos que esta é a fase do reconhecimento da existência das páginas web. Descubra mais informações sobre a indexação de sites no nosso artigo “Como aparecer no Google?”

Como funciona o Google depois da indexação

Avaliação da relevância e da qualidade dos sites

Em seguida, o Google define o PageRank de cada site ou seja a sua relevância através da análise da quantidade e da qualidade dos links que apontam para cada website. É também analisada a qualidade dos diferentes sites, mediante os parâmetros de um algoritmo desenvolvido internamente na Google. As denúncias por spam são também tidas em consideração nesta fase de análise dos sites, podendo dar lugar a penalizações graves. É nesta fase que vem ao de cima a importância do SEO (O que é SEO) para destacar a qualidade do seu site.

Os resultados das avaliações acima mencionadas contribuem para o Google definir as posições em que cada site irá aparecer quando for pesquisada uma determinada palavra-chave.

Como funciona o Google na fase da pesquisa

Agora que os elementos estão reunidos vamos observar o que acontece quando os internautas fazem uma pesquisa:

Ainda antes de acabarmos de digitar a palavra que queremos pesquisar, já o Google nos sugere possíveis termos. Isto acontece porque o Google tem em conta as palavras mais pesquisadas que correspondem à conjugação das letras que vamos digitando.
Quando, por fim, temos a nossa palavra-chave no monitor, o Google apresenta-nos em segundos uma série de páginas de resultados com websites onde considera que iremos encontrar informações sobre o que procuramos. Esta apresentação tem em conta a localização geográfica do internauta que está a pesquisar, uma vez que são apresentadas as páginas locais em primeiro lugar.

Links patrocinados

Além dos resultados orgânicos, o Google também apresenta aquilo a que chamamos links patrocinados e que são anúncios pagos pelas empresas ou particulares para obterem destaque.

Agora que já sabe como funciona o Google, é mais fácil definir uma estratégia que faça o seu negócio crescer na internet. Consulte-nos para saber como o podemos ajudar.

Partilhe este artigo