técnicas de seo para sites

4 Técnicas de SEO para implementar no seu site

As técnicas de SEO são fundamentais para que um site tenha conquiste visibilidade nos motores de busca. Conheça algumas delas.

Técnicas de SEO básicas a seguir

A importância do posicionamento no Google é fundamental que o seu site atinja os melhores resultados nas páginas de pesquisa dos motores de busca, especialmente no Google. Tal não é possível sem que sejam aplicadas técnicas de SEO. Hoje trazemos alguns dos aspectos principais a ter em conta para que o seu site tenha sucesso.

1. Seleção criteriosa de palavras-chave

Tal como o nome indica, as palavras-chave são vitais para um site. Determinam o sucesso ou insucesso do mesmo.

Conhecer os termos ligados à sua área de negócio mais pesquisados pelos internautas nos motores de busca e construir todo o seu site volta desses mesmos termos para oferecer a melhor resposta possível a essas pesquisas é, sem dúvida, a melhor forma de conquistar o melhor posicionamento nas páginas de resultados.

Para que isso aconteça, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo para lhe dar exatamente aquilo que este procura.

2. Design otimizado

Para que o seu site ganhe visibilidade, há que o criar com um design que vise não só a estética mas também a otimização por forma a ajudar os motores de busca a encontrarem site e a tornar a experiência dos visitantes o mais agradável possível para que retornem uma e outra vez.

Como tal, entre outras medidas, tenha em atenção a velocidade do site, a correta construção do sitemap, a criação de URLs bem estruturadas e focadas na palavra-chave, etc.;

3. Conteúdo de qualidade

Não vale a pena ter um site idealmente estruturado se depois a qualidade dos conteúdos oferecidos for fraca. Se até há uns anos quase bastava escrever um texto inundado de palavras-chave para ganhar destaque nos motores de busca, hoje tal já não acontece.

O grande objetivo do Google é oferecer a todos os internautas as melhores respostas possíveis às pesquisas que fazem. Por conseguinte, a qualidade da resposta dada por cada site a uma determinada palavra-chave é cada vez mais preponderante para o seu posicionamento. Para tal, deve manter o conteúdo do seu site sempre atualizado, lançando mão a uma série de técnicas de SEO a aplicar em conteúdos.

Técnicas de SEO a usar nos conteúdos

  • Títulos atrativos que englobem a palavra-chave que também deve ser mencionada duas ou três vezes ao longo do texto de uma forma natural e lógica;
  • Textos simples, claros e bem estruturados para que a mensagem seja facilmente entendida;
  • Estrutura de títulos e subtítulos onde possa inserir a palavra-chave; esta é também uma excelente forma de tornar o texto menos denso, facilitando a leitura;
  • Links internos, criando interligações dentro do próprio site para aumentar não só o pagerank de cada página mas também o pagerank global do site;
  • Links externos, tendo o cuidado de o fazer com páginas de relevância.

Estas são algumas das técnicas de SEO que colocamos em prática na Think Bigger para ajudar o seu site a conquistar o melhor posicionamento possível nas páginas de resultados dos motores de busca.

Clara Campos
Publicado em 15/09/2016

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

Artigo AnteriorTer a sua empresa nas redes sociais - noções básicas
Próximo Artigo6 Dicas para ter um blog de sucesso e eficaz