Palavras-chave, ou keywords em inglês, são um dos conceitos fundamentais a compreender por todos os que pretendem ter uma noção mais clara em relação à optimização de sites e, por conseguinte tirar maior partido da sua presença online.
O conceito das palavras-chave
Ainda que possa parecer complicado, o conceito das palavras-chave é bastante claro. Na realidade, devo começar por esclarecer que o termo mais correto é palavra-chave, ainda que a palavra-chave possa incluir mais do que uma palavra. Confuso? Um pouco, mas nada que uma boa explicação e uns quantos exemplos não resolvam.
Na verdade, as palavras-chave, ou melhor dizendo, a palavra-chave, correspondem à palavra ou ao conjunto de palavras que escrevemos nos motores de busca quando pesquisamos algo em particular. Mas vamos aos exemplos:
Imagine que quer levar a sua família a almoçar à Ericeira mas não sabe onde ir. Como tal, decide recorrer à ajuda do Google e escreve “restaurantes na Ericeira” para obter a listagem dos restaurantes que existem nesta bela vila portuguesa junto ao mar. Neste caso, a sua palavra-chave é “restaurantes na Ericeira”.
Imagine agora que gostaria de saber mais sobre o “fiel amigo” dos portugueses, pelo que a palavra-chave certa para a sua pesquisa seria “bacalhau”.
Palavras-chave de cauda longa e palavras-chave de cauda curta
Existem dois tipos de palavras-chave, as de cauda longa e as de cauda curta. Aposto que os nomes lhe parecem tão estranhos como me pareceram a mim quando os li pela primeira vez! Porém, a justificação é simples: resultam da tradução dos termos ingleses long tail keywords e short tail keywords.
Mas o que distingue estes dois tipos de palavras-chave? Um único elemento – a quantidade de palavras que compõem a palavra-chave. Mais uma vez vamos recorrer aos exemplos para clarificar a diferença:
Imagine que vai passar uns dias de férias à Madeira e que precisa de encontrar um hotel. O que faz? Vai ao Google e digita “hotéis Madeira”. Como apenas digitou duas palavras, a palavra-chave “hotéis Madeira” é uma palavra-chave de cauda curta.
Contudo, se quisesse ser mais específico na sua procura e fizesse questão em que o seu hotel fosse económico e tivesse piscina, a sua pesquisa já seria algo como “hotéis económicos com piscina Madeira”, certo? Ora como esta palavra-chave tem cinco palavras, é considerada uma palavra-chave de cauda longa.
Em termos práticos, as palavras-chave de cauda curta dão origem a MAIS resultados mas também MAIS concorrência, enquanto que as de cauda longa não são tão populares mas não apresentam tanta concorrência.
Mais um exemplo:
Permita-me recuperar o exemplo do restaurante na Ericeira, mas desta vez usando-o na perspectiva de um proprietário de um restaurante de peixe e marisco fresco na Ericeira:
Se aquando da criação do seu site optar por o basear na palavra-chave de cauda curta “restaurantes Ericeira” o número de restaurantes a aparecerem na pesquisa será maior do que se optar pela palavra-chave de cauda longa “restaurantes de peixe e marisco fresco na Ericeira”. Desta forma, se escolher este último tipo de palavra-chave há mais probabilidades de o seu site se destacar dos demais uma vez que a concorrência é menor.
Poderá argumentar que o número de utilizadores a usar as palavras-chave de cauda longa será menor do que os que utilizam as de cauda curta. É, de facto, um argumento com alguma verdade; todavia, deixe-me salientar que aqueles que utilizam a palavra-chave longa estão à exactamente à procura do que tem para lhes oferecer, como tal, têm a predisposição para adquirirem os seus produtos, neste caso, já têm a vontade de ir ao seu restaurante. E este é um pormenor fundamental para dar visibilidade ao seu site!
Ferramenta de palavras-chave
Por forma a obter a maior rentabilidade possível do seu site, é fundamental que utilize uma boa ferramenta de palavras chave seja para encontrar uma nova palavra chave para um novo conteúdo seja para reformular as palavras chave de conteúdos já existentes.
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Clara Campos
Publicado em 10/03/2014Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.