Muitas vezes sou confrontada com a questão “Mas afinal, o que é SEO?”. Com este artigo espero conseguir esclarecer as dúvidas que persistem sobre o tema.
Compreender o que é SEO e qual a sua importância
Definir o que é SEO
A sigla SEO identifica a expressão Search Engine Optimization que em português pode ser traduzida como Otimização para Motores de Busca.
Tal como se pode inferir pelo nome português, podemos definir o SEO dizendo que é um conjunto de técnicas que permitem que os motores de busca identifiquem e compreendam de uma forma mais eficaz cada página de um site, aumentando-lhes a relevância e, por inerência, o posicionamento nas páginas de pesquisa dos motores de busca.
O aparecimento do SEO
Para compreender totalmente o que é SEO, convém conhecer um pouco a sua história. O SEO é fruto do aparecimento de uma nova geração de motores de busca que passou a definir o posicionamento dos sites a partir da relevância de cada um. Até então, os sites eram listados mediante ordem alfabética, tal como acontece nos diretórios da web. A relevância dos sites e, por conseguinte, o seu posicionamento, passou a depender de algoritmos que abrangem inúmeros fatores.
Fatores que influenciam o SEO
Existem dois tipos de fatores que influenciam o SEO, os internos e os externos.
Os internos podem ser totalmente controlados por si pois estão ligados ao próprio site; como exemplos podemos mencionar as URLs, os títulos, os Meta Tags.
Os fatores externos estão ligados à forma como outros sites se relacionam com o seu, ou seja, têm a ver com os links e com a qualidade dos links que apontam para o seu site, bem como com a relevância que os motores de busca lhes atribuem.
Um outro conceito que está intimamente ligado ao SEO é o das palavras-chave, já que cada website deve ser otimizado consoante as palavras-chave mais relevantes da sua área.
Principal razão para aplicar SEO ao seu site
A enorme vantagem resultante da otimização de um site prende-se com a melhoria do posicionamento do mesmo nos motores de busca. Quanto mais otimizado está um site, melhor é compreendido pelos motores de busca, com especial destaque para o Google, pelo que melhor será o seu posicionamento nas páginas de resultados referentes às pesquisas que os utilizadores fazem por determinadas palavras-chave.
Como é óbvio, os sites melhor posicionados nos motores de busca são os que recebem mais visitantes. Afinal, quantos de nós vão além da 2ª página de resultados quando faz uma pesquisa?
Descubra mais sobre a importância do SEO no nosso artigo SEO para sites – porque é importante otimizar conteúdos
Agora que já sabe o que é SEO, está na hora de tirar partido dele. Contacte-nose descubra como o podemos ajudar a dar visibilidade ao seu site.
Clara Campos
Publicado em 18/07/2016Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.