O que é o PageRank? Esclareça as suas dúvidas

Faça já uma auditoria gratuita ao seu site!

Receba no seu email o relatório do estado da otimização SEO do seu site.

Perceba o que é Pagerank

Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o que é o PageRank< e a sua real importância.

Definir o que é o PageRank

Para perceber o que é o PageRank, também conhecido pela sigla PR, há que compreender a sua história e a sua evolução.

O PageRank começou por ser desenvolvido pelos fundadores da Google Larry Page e Sergey Brin e acabou por ser a base para a criação do algoritmo que a empresa utiliza para classificar a relevância dos sites e que vai atualizando constantemente.

O intervalo de classificação dos sites varia entre o 0 e o 10, sendo que são raríssimos os sites que obtêm a classificação máxima. O Google ou o site da Casa Branca são alguns dos poucos exemplos que apresentam um PageRank de 10.

Compreender o que é o PageRank e o seu funcionamento

O PageRank de um site é altamente influenciado não só pelo número de ligações que apontam para esse mesmo site mas, sobretudo, pela qualidade desses links; assim, quanto maior for a relevância da página de origem da ligação, mais o link contribui para o PageRank da página de chegada.

Se conseguir obter um link de uma página com uma classificação de 8 ou 9, por exemplo, o PageRank do seu próprio site terá um impulso muito superior do que aconteceria com uma ligação a partir de uma página cotada com um 3 ou 4.

Como tal, o grande objetivo será trabalhar para conseguir ligações externas de grande relevância. Recordamos que a melhor forma de o conseguir é apresentando conteúdo de qualidade, tal como explicamos no nosso artigo “Porquê apostar em Marketing de Conteúdo?”

Visualizar o PageRank de uma página

Quem pretende saber o PageRank de um site tem diversas ferramentas à disposição para o fazer. Por norma, a mais utilizada é o Google Toolbar.

Todavia, nem sempre os dados obtidos são fiáveis uma vez que o PageRank apresentado pode não corresponder ao real. Esta situação acontece porque o PageRank apenas é atualizado mais ou menos de 3 em 3 meses, ainda que o Google faça constantemente a avaliação da relevância de cada página.

É por este facto que o PageRank apresentado pelas ferramentas é um fator que não deve ser sobrevalorizado, sendo mais importante focar a atenção na otimização dos websites e na criação de conteúdo capaz de atrair os internautas e de transformar o seu site numa referência na sua área.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a compreender um pouco melhor o que é o PageRank.

Etiquetas:
Clara Campos
TOPO