O que é o Marketing Digital? | Noções básicas

Categoria: Copywriting para web

São muitos os que se interrogam sobre o que é o Marketing Digital. Este artigo visa esclarecer de forma sucinta o conceito bem como a sua importância para os negócios.

O que é o Marketing Digital é uma pergunta que assola muitos empresários de pequenas e médias empresas e à qual vou tentar dar uma resposta concisa e clara. De referir que o Marketing Digital é também conhecido por Web Marketing ou Marketing pela Internet.

Entender o que é o Marketing Digital

Na realidade a resposta à pergunta o que é o Marketing Digital é bastante linear: O Marketing Digital consiste em divulgar e promover a sua empresa e os seus produtos ou serviços, utilizando os recursos digitais atualmente existentes, nomeadamente a Internet.

Tal como acontece com as estratégias tradicionais de Marketing, as estratégias de Marketing Digital assentam em determinados pressupostos para serem eficazes. Eis os cruciais:

Conhecimento do público-alvo;

Conhecimento cultural do espaço geográfico onde a campanha vai ser implementada;

Definição criteriosa dos objetivos;

Identificação total com a filosofia da empresa.

Marketing Digital vs Marketing Tradicional

Em contrapartida, o Marketing Digital difere do Marketing tradicional no relacionamento empresa-cliente. Na verdade, o Marketing Digital inverte a filosofia deste relacionamento uma vez que recorre a técnicas que tentam fazer com que seja o cliente a procurar a empresa e não a empresa a procurar o cliente.

O que é o Marketing Digital e as suas áreas de atuação nucleares

O papel das Técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca) são um conjunto de regras a utilizar na produção de conteúdos por forma a optimizar o seu site para aumentar a percentagem de resultados orgânicos ou seja, de resultados que advêm da procura nos motores de busca.

Assim sendo, as técnicas de SEO para sites visam colocar a sua empresa na primeira página de resultados dos motores de busca. É claro que estar na primeira página de um motor de busca implica um aumento no número de visitantes e, por conseguinte, um aumento das taxas de conversão.

O papel dos Links patrocinados

As técnicas de SEO são fundamentais para obter um bom rendimento a médio e longo prazo, contudo, há que as conjugar com um conjunto de outras técnicas para que tenha resultados mais imediatos. Para entender o que é o Marketing Digital, precisa de as conhecer um pouco melhor.

Uma dessas técnicas assenta no recurso a links patrocinados, ou seja, no investimento em anúncios em canais estratégicos, com especial destaque para o Google Adwords

Trocando por miúdos, deve fazer como aquelas empresas cujos anúncios lhe aparecem na página do Google quando faz uma pesquisa.

A vantagem em relação à publicidade tradicional é que os custos são bem mais reduzidos, uma vez que, por norma, paga os cliques feitos no seu anúncio. É uma excelente forma de atrair visitantes que mostram uma predisposição para saberem mais sobre os seus produtos ou serviços. Logo, esta técnica é eficaz em atrair potenciais clientes.

O Marketing Digital e o papel das Redes Sociais

Ligue-se a nós
Clara Campos
Clara Campos

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

análise gratuita de seo
Analise o seu site gratuitamente!

Enviaremos para o seu email um relatório sobre o estado da otimização do seu site