O que é o Google Analytics e qual a sua importância

Categoria: SEO - Otimização de sites

Perceber o que é o Google Analytics e o modo como funciona é fundamental para compreender o tráfego que visita o seu site.

Definir o que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita pelo Google que tem por função monitorizar o tráfego dos websites. Mais do que verificar o número de visitantes que acedem ao seu site, este instrumento ajuda-o a compreender o comportamento desses mesmo visitantes. Agora que já percebeu o que é o Google Analytics, é chegado a hora de perceber a sua importância.

Tirar partido do que é o Google Analytics

Ao indexar o seu site ao Google Analytics vai obter informações que serão imprescindíveis para perceber, por exemplo, se está ou não a ir de encontro ao seu público-alvo ou quais os conteúdos que têm mais sucesso, uma vez que terá a noção de como se comporta cada página do site. Ao analisar as informações obtidas pode ajustar e melhorar as páginas que têm pior desempenho.

As principais valências do Google Analytics

Para melhor compreender o que é o Google Analytics e a importância que desempenha na gestão do seu posicionamento online, nada como tomar conhecimento das principais valências que esta ferramenta disponibiliza. Entre outros elementos, o Google Analytics apresenta-lhe:

- Número total de visitantes;

- Número de visitantes únicos, ou seja, visitantes que apenas visitam o seu site uma única vez;

- Número de visitas que regressam ao site;

- A origem geográfica dos visitantes;

- Quais as redes sociais que lhe trazem mais visitantes;

- Quais as campanhas de Marketing mais bem sucedidas;

- O desempenho da loja online (caso se aplique);

- Quais as metas definidas para o site foram alcançadas.

Vantagens do Google Analytics

Ao analisar os dados fornecidos pelo Google Analytics pode tomar decisões mais conscientes relativas às alterações que deve levar a cabo sobre a melhor forma de dar visibilidade online ao seu negócio.

Conclusão

Podemos responder à questão "O que é o Google Analytics?”, caracterizando-o como uma ferramenta ímpar para a recolha de informações vitais para o estabelecimento da melhor estratégia de Marketing Digital para a sua empresa.

Ligue-se a nós
Clara Campos
Clara Campos

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

análise gratuita de seo
Analise o seu site gratuitamente!

Enviaremos para o seu email um relatório sobre o estado da otimização do seu site