O que é o Google Adwords ou a publicidade no Google?

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"O que é o Google Adwords?" é uma questão que me colocam muitas vezes e que vou tentar responder de forma sucinta neste texto.

Em síntese, o Google Adwords é o serviço de Links Patrocinados do Google, ou seja, um serviço que lhe permite fazer publicidade no Google de forma simples e eficaz.

Compreender o que é o Google Adwords

Como surgiu o Google Adwords e o que são Links Patrocinados?

Para responder à dúvida “o que é o Google Adwards?” penso ser importante perceber as suas origens.

Pouco depois de ter surgido em 1998, o Google tornou-se num estrondoso caso de sucesso enquanto motor de busca, capaz de gerar um número absolutamente impressionante em termos de tráfego.

Como é óbvio, os criadores do mais famoso de todos os motores de busca quiseram rentabilizar este enorme potencial e deram início ao processo de desenvolvimento de um sistema que permitisse publicidade no Google, disponibilizando espaço nas páginas do site para que as empresas anunciassem os seus produtos e serviços.

Eis que surgem os anúncios

Os referidos espaços não são mais do que anúncios que apresentam um link, ou seja, uma ligação, para uma página com os produtos ou serviços apresentados. Daí a utilização do termo Links Patrocinados!

Após anos de alterações e melhorias, chegou-se ao modelo atual do serviço de publicidade, cuja vantagem mais imediata advém do Google ser o site mais visitado na Internet!

De que forma as alterações influenciaram o que é a publicidade no motor de busca da Google?

Quase todas as alterações que o Google Adwards sofreu ao longo dos tempos tiveram como objetivo a melhoria do serviço, por forma a torná-lo ainda mais apetecível enquanto canal de publicidade. Assim, as alterações debruçaram-se sobretudo na otimização do motor interno do próprio Google com vista à maior segmentação das buscas.

A atual segmentação permite que o Google identifique a procura que o utilizador da Internet faz e a relacione com a palavra-chave, perfil e localização geográfica que definiu quando elaborou o seu anúncio .

Em termos práticos, a segmentação permite que o sistema identifique com maior precisão a necessidade do utilizador e, por conseguinte, lhe apresente resultados mais fidedignos num curtíssimo espaço de segundos.

Como é óbvio, a segmentação do sistema de Links Patrocinados é igualmente benéfica para o anunciante, uma vez que os seus anúncios são direcionados para o seu público-alvo, elevando a possibilidade de conversão.

Custos da publicidade no Google com Links Patrocinados?

Contrariamente ao que acontece com outros canais de publicidade em larga escala como a televisão, por exemplo, a publicidade no Google através de Links Patrocinados é relativamente económica e está ao alcance de todos. Isto porque, por um lado, o serviço de Links Patrocinados permite que o anunciante defina o montante que quer gastar por dia e, por outro lado, assenta, na maioria dos casos, num sistema de Custo por Clique (CPC), ou seja, o anunciante apenas paga os anúncios Adwords quando o utilizador clica de facto neles e é direcionado para a página de ligação, a chamada Landing Page.

Em suma, a resposta para a questão “o que é o Google Adwords?” é: um sistema de publicidade no Google, baseada em Links Patrocinados (anúncios) que levam os utilizadores a páginas que apresentam os produtos ou serviços que procuram.

Clara Campos

Clara Campos

Associated Partner

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.