O que é o Black Hat SEO?

Categoria: SEO - Otimização de sites

O Black Hat SEO é uma estratégia que muitos ainda continuam a utilizar apesar de ser altamente penalizadora assim que detetada.

Compreender o Black Hat SEO

Conceito

Black Hat é um termo informático que denomina técnicas ou pessoas que procurar atingir um determinado objetivo sem terem autorização da empresa ou pessoas envolvidas e que, como tal, está ligado ao conceito de hacking.

Para entender este conceito há que explicar também o significado de White Hat SEO. Comecemos então por afirmar que tanto um como outro constituem as duas principais vertentes da chamada Search Engine Optimization ou, traduzindo para português, Otimização de Sites.

Ambas as técnicas têm um objetivo comum: colocar um website no topo das páginas de resultados geradas pelos motores de busca (SERP). Todavia, os caminhos seguidos pelo Black Hat SEO e pelo White Hat SEO são totalmente opostos. Se o segundo obedece às diretrizes definidas pelos motores de busca, com destaque para o Google, para chegar ao objetivo, o primeiro recorre a técnicas “ilegítimas” para o conseguir, tentando manipular e enganar as variáveis do algoritmo da Google que define o posicionamento dos sites.

Técnicas de Black Hat SEO

São várias as técnicas usadas para tentar enganar os motores de busca e o próprio Google indica-as nas diretrizes que publica para webmasters. Eis algumas:

- Conteúdo duplicado

- Utilização de links ou textos ocultos;

- Cloaking, ou seja, a camuflagem do real conteúdo das páginas;

- Redirecionamentos não autorizados;

- Páginas com palavras-chave irrelevantes;

- Criar páginas de entrada apenas destinadas aos motores de busca;

- Programas de filiação.

Estratégias para combater o Black Hat SEO

Ao longo dos tempos o Google tem vindo a criar defesas contra este tipo de técnicas e, hoje em dia, já tem mais facilidade em as reconhecer. Além disso, solicita também a colaboração dos webmasters, pedindo-lhes que denunciem casos suspeitos numa área específica do Google Webmaster Tools criada para o efeito.

Penalizações

Caso o Google detete técnicas de Black Hat SEO num determinado site pode tomar uma de três medidas, consoante a gravidade da situação:

- Não penaliza o site apesar de não contar as irregularidades para efeitos da avaliação por parte do algoritmo;

- Penalizar o site, fazendo cair no posicionamento das páginas de resultados;

- Desindexar o site, deixando de o apresentar nas páginas de pesquisas.

Tendo em conta as possíveis consequências da utilização de técnicas de Black Hat SEO, não arrisque e contacte-nos pois sabemos o que é preciso para destacar o seu site sem manipulações.

Etiquetas: black hat seo
Ligue-se a nós
Clara Campos
Clara Campos

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

análise gratuita de seo
Analise o seu site gratuitamente!

Enviaremos para o seu email um relatório sobre o estado da otimização do seu site