como ter um blog de sucess

6 Dicas para ter um blog de sucesso e eficaz

Não é fácil ter um blog de sucesso, contudo existem algumas regras básicas para o conseguir.

O que precisa para ter um blog de sucesso?

Trabalho, empenho, dedicação, perseverança e tempo são ingredientes indispensáveis para ter um blog de sucesso já que não é nada fácil atingir aquele patamar onde um blog conquista valores de tráfego suficientemente altos para se impor como uma referencia na sua área de negócio.

Para que as possibilidades de vir a trilhar a senda do sucesso enquanto blogger, há alguns aspectos que não pode descurar.

6 aspetos fundamentais para ter um blog de sucesso

1. Design atrativo e user friendly

O design é fundamental para atrair público para o seu blog. Um blog esteticamente mais atrativo e que permita uma fácil navegação tem, como é óbvio, maiores probabilidades de de se vir a tornar num blog de referência.

2. Imagens apelativas

Uma imagem vale por mil palavras, assim diz o ditado que também se pode aplicar ao mundo dos blogs. Se os seus artigos apresentarem imagens chamativas, que prendam a atenção dos visitantes, aumentará as probabilidades de estes se tornarem seus seguidores.

3. Conteúdos novos

O conteúdo, como tantas vezes é afirmado, é o ingrediente chave para ter um blog de sucesso. Procure mantê-lo atualizado, estabelecendo um calendário de publicação de artigos originais que visem temas que interessam ao seu público. Estes conteúdos podem também ser aproveitados para dinamizar as redes sociais.

4. Estimule a partilha dos conteúdo

Um blog tem de ter visibilidade. Como esta é uma constatação óbvia e incontornável, há que arranjar mecanismos que facilitem a partilha dos conteúdos, principalmente nas redes sociais. Assim, não se esqueça de inserir os botões de partilha no seu blog. É claro que os botões só irão ser utilizados se os conteúdos publicados valerem o esforço da partilha!

5. Interação

Uma das melhores técnicas para captar o público passa por lhe dar voz. Peça feedback aos seus leitores, pergunte-lhes o que pensam sobre determinado tema ou inquira qual o assunto que pretendem ver abordado no próximo artigo, por exemplo.

6. Analise os dados estatísticos do seu blog

Se quer saber se está no caminho certo para ter um blog de sucesso, tem de perceber o que está a funcionar e quais os aspectos que deve melhorar. Para tal, nada como analisar os dados estatísticos relativos ao seu blog e que lhe permitem inferir quais as páginas com mais sucesso e os temas mais pertinentes.

Na Think Bigger estamos à sua disposição para criar artigos capazes de o ajudar a levar o seu blog ao topo!

Clara Campos
Publicado em 08/03/2016

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

Artigo Anterior4 Técnicas de SEO para implementar no seu site
Próximo Artigo8 Técnicas para promover um blog