A otimização de sites é indispensável para conquistar visibilidade nos motores de busca e assim conseguir aumentar as visitas orgânicas. Hoje trazemos-lhe algumas dicas para o conseguir fazer de forma eficaz.
A importância da otimização de sites
Chegar aos melhores resultados no Google não é nada fácil e requer muito trabalho e persistência. Ainda que não haja receitas milagrosas para atingir esse objetivo, a verdade é que sem trabalhar o conteúdo mediante as técnicas de SEO a tarefa é quase impossível.
8 dicas de otimização de sites que não pode dispensar
1) Pesquisa de palavras-chave
Este é um passo fundamental na otimização de sites. Haverá alguma técnica mais eficaz do que a de escrever o seu conteúdo para ir exatamente de encontro aos termos mais procurados pelos internautas?
Parta de uma palavra principal e elabore uma lista de termos relacionados com ela por forma a descobrir quais as variantes a essa palavra são mais pesquisadas e as que têm menos concorrência. Para tal, recorra a ferramentas como o Planeador de Palavras-chave do Google e o Google Trends.
2) Crie URLs curtas
A URL deve ser sempre personalizada, por forma a refletir a palavra-chave, contribuindo para que o Google mais facilmente perceba o tema do artigo, aumentando a sua relevância.
3) Inclua a palavra-chave no título do artigo
O título de um artigo deve refletir de imediato o tema do artigo que, como é óbvio, deve ser construído em torno da palavra-chave. Por conseguinte, o título deve incluir a palavra-chave, ajudando o Google a perceber de imediato o assunto abordado no texto.
4) Recorra a sinónimos da palavra-chave
Usar sinónimos da palavra-chave é uma excelente forma de evitar a densidade de palavra-chave excessiva que o Google considera excessiva. Além disso, ao não repetir sempre a mesma palavra, está a melhorar a qualidade do seu texto, aumentando o nível de satisfação dos seus visitantes.
5) Não se esqueça do link interno
Nos seus artigos inclua sempre uma ligação a uma outra página do seu site, incentivando os visitantes a permanecerem mais tempo no website, já que o Google valoriza o tempo de permanência dos visitantes. É claro que a ligação tem de fazer sentido e estar relacionada com o tema abordado no artigo. Esta é, sem dúvida, uma excelente técnica de otimização de sites.
6) Comandos strong, italic e underline
Recorra aos comandos strong, italic e underline para realçar as palavras-chave do seu artigo, facilitando a leitura ao visitante.
7) Otimize os cabeçalhos
Inclua diversos cabeçalhos no código da página, seja ela de um site ou de um blog. Os cabeçalhos, que podem ir do 1 ao 6, sendo o 1 o usado para classificar o conteúdo mais relevante, ajudam a classificar os elementos da página por ordem de importância.
A norma recomenda que seja usado um <h1>,no mínimo um <h2> e vários <h3> por página.
8) Otimização do atributo ALT das imagens
Num processo de otimização de sites, o ALT das imagens é, muitas vezes, esquecido, o que vai penalizar o SEO
A atribuição de um nome e de uma descrição a cada imagem, usando a palavra-chave, vai permitir que o Google compreenda o significado da imagem e a possa valorizar. Não se esqueça de que o Google não “lê” imagens.
Estas são algumas das técnicas que devem ser implementadas em todas as estratégias para a otimização de sites. Contacte-nos e saiba como podemos melhorar os resultados do seu website.
Clara Campos
Publicado em 05/06/2016Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.