Conquistar a 1ª página do Google é fundamental para o sucesso do seu negócio na Internet.
O que fazer para conquistar a 1ª página do Google sem pagar
No nosso post “A importância do posicionamento no Google” destacámos os motivos porque deve investir tempo e dinheiro para chegar ao topo do Google. A questão que se levanta agora é como o conseguir.
Conquistar a 1ª página do Google sem pagar, isto é, sem recorrer aos links patrocinados, não é, de todo, uma tarefa fácil. Requer muito trabalho, persistência e paciência, já que os resultados não surgem a curto prazo.
Não existem receitas milagrosas nem 100% garantidas para levar o seu site aos primeiros lugares dos resultados das pesquisas; porém, existem medidas sem as quais não é possível atingir este objetivo. Conheça-as:
4 medidas a implementar para conquistar a 1ª página do Google
Site estruturado
É verdade que um site tem de ter um design apelativo para conseguir captar a atenção dos visitantes; contudo, o design mais ou menos apelativo não é um fator que o Google tenha em conta para definir o posicionamento dos sites; ao invés de se preocupar com o aspeto visual, o Google preocupa-se apenas com o aspeto técnico.
Como tal, deve assegurar-se de que o seu site está tecnicamente bem construído, ou seja, que preencha os seguintes parâmetros:
- Código claro e conciso;
- Imagens formatadas de acordo com um tamanho adequado
- Boa velocidade de resposta;
- Sem links quebrados;
- CSS corretamente aplicado.
Conteúdos
Conteúdos de qualidade e originais são a chave principal para conseguir conquistar a 1ª página de pesquisas do Google, já que este considera que a função primordial de um site é a de prestar informações úteis a quem o visita.
Quanto mais relevante for o conteúdo apresentar, mais o Google o irá valorizar. Isto implica, naturalmente, que o conteúdo tem de ser atualizado com frequência para que os visitantes permaneçam mais tempo no site e para que retornem em busca de novidades.
Um conteúdo de qualidade não só lhe permite aumentar o número de visitantes como também atrai links de redireccionamento, isto é, faz com que outros sites façam ligações ao seu site, dando a indicação ao Google de que o seu site é uma referência. Contudo, tenha em atenção à qualidade dos sites que estabelecem estas ligações e apenas permita o acesso a sites bem referenciados para que não acabe por sair prejudicado.
Otimização
A otimização, cujo conceito explicámos no texto já publicado “O que é SEO?”, é fundamental para que os motores de busca encontrem e valorizem o seu site. Sem otimização, o seu site será ignorado pelo Google.
Redes Sociais
É importante que a sua empresa tenha uma forte presença nas redes sociais. Se não tem o budget das grandes marcas para apostar em todas elas, escolha as melhores redes sociais para a sua empresa e estabeleça um plano de publicações interessantes que levem a que os seus seguidores façam gosto, comentem e partilhem os conteúdos que publica. O Google valoriza o seu sucesso nas redes sociais.
Contacte-nos para verificar se o seu site está preparado para conquistar a 1ª página do Google!
Clara Campos
Publicado em 12/02/2016Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.