Como ver o seu site aparecer no Google?

Como aparecer no Google?” é uma das perguntas que me colocam com frequência. A resposta passa por explicar um pouco o funcionamento dos motores de busca.

Perceber os motores de busca para saber como aparecer no Google

Cada vez mais, sempre que precisamos de uma informação recorremos a um motor de busca, com especial destaque para o Google. Afinal, é o método mais prático e mais rápido para obtermos o que procuramos já que basta digitarmos o que pretendemos saber e a resposta aparece em segundos à distância de um clique. Mas de onde surgem todos estes resultados?

De uma forma simples e resumida podemos dizer que os resultados obtidos aquando de uma pesquisa constituem uma listagem de todos os sites que os motores de busca reconhecem como podendo responder à nossa dúvida.

Para que um site possa aparecer no Google e nos outros motores de busca e, por conseguinte, possa ser listado nos resultados das páginas de pesquisa, há que o indexar a esse mesmo motor de busca.

Indexar um site para aparecer no Google

Para indexar um site há que o construir de forma a que este seja encontrado e reconhecido pelos robots do Google, o motor de busca mais utilizado em quase todo o mundo.

Estes robots são mecanismos criados pela Google que percorrem constantemente a internet à procura de websites que possam anexar às suas listas de sites.

Depois dos robots encontrarem o seu site, o Google irá analisá-lo, verificando se é válido ou não e classificando-o de acordo com a sua relevância e importância em relação às palavras-chave pesquisadas pelos internautas. Quanto melhor for considerado um site, melhor será o seu posicionamento nas páginas de pesquisa, daí a importância de otimizar o seu website o mais possível. Descubra mais sobre este assunto no nosso post “A importância do posicionamento no Google”.

A avaliação dos sites é levada a cabo mediante algoritmos definidos pela própria Google, cujos parâmetros não são totalmente conhecidos.

O que fazer para levar a cabo a indexação

Para facilitar a indexação do seu site de forma a este aparecer no Google, vá a Adicionar a sua URL e insira a URL da página, site ou blog que pretende indexar. Além disso, deve enviar o sitemap do site através das Ferramentas do Google para Webmasters.

Agora que o mistério de como aparecer no Google está desvendado, fale connosco para perceber como o podemos ajudar a potenciar o seu website nos motores de busca.

Clara Campos
Publicado em 22/06/2016

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

Artigo AnteriorA importância do site para o negócio
Próximo ArtigoConquistar a 1ª página do Google