Como fidelizar clientes através da Internet

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Os clientes são o bem mais precioso de qualquer empresa, independentemente do seu core business. Assim sendo, como fidelizar clientes é uma questão que sempre foi considerada premente por todos.

Com o advento do digital começou também a colocar-se a questão de fidelizar os clientes através da Internet. E, na verdade, quando bem trabalhada, a web é um excelente canal para implementar uma estratégia de Marketing de Fidelização.

Como fidelizar clientes através da Internet | estratégias básicas

As estratégias digitais que visam responder à pergunta de como fidelizar clientes através da Internet baseiam-se em conceitos muito concretos, que também devem estar presentes quando delinear as opções tradicionais de fidelização de clientes a implementar na sua empresa.

Assuma uma postura de parceria

Se quer fidelizar os clientes transmita-lhes a ideia de que é um parceiro e não uma entidade que apenas pensa em lhes “impingir” um produto. Como tal, procure ir ao encontro das necessidades dos seus clientes em vez de lhes encher a caixa de correio com emails publicitários sobre produtos ou serviços que não lhes trazem qualquer valor acrescentado. É que se persistir neste género de táctica em vez de chegar à tão desejada fidelização apenas vai conseguir afugentá-los!

Sendo assim opte por uma outra postura: Que tal permitir que os seus clientes façam sugestões no seu site? Pode também enviar um código promocional aos seus melhores clientes para que estes se sintam especiais.

Escute o mercado para fidelizar clientes através da Internet

Aproveite as redes sociais para perceber as necessidades do seu público-alvo e assim adaptar a sua oferta às novas tendências, de modo a não defraudar as expectativas dos seus clientes. Afinal, o processo depende muito da capacidade de inovar não só para acompanhar o mercado como, sobretudo, para antecipar as necessidades dos seus clientes. Se for necessário não tenha medo de criar novos produtos ou de reestruturar alguns dos seus atuais produtos.

Saber lidar com as críticas

Utilize as redes sociais para saber o que o mercado diz sobre si e mantenha a mente aberta e receptiva a críticas, sejam elas boas ou más. Valorize as opiniões dos seus clientes e use-as para melhorar a sua oferta. Afinal de contas, a excelência da oferta é uma das melhores respostas que pode dar à pergunta "como fidelizar clientes?"

Um dos temas mais sensíveis quando definimos uma estratégia de como conquistar e fidelizar clientes é o das críticas negativas. A melhor estratégia é manter uma atitude positiva, procurando solucionar o problema o mais rapidamente possível e assumindo os seus erros. Por norma, os clientes sabem que errar é humano e perdoam uma falha se ela for resolvida de forma eficaz. Ou seja, não é o erro que define a sua empresa, é a forma como lida com ele!

Estabeleça uma relação de proximidade

A Internet aumentou exponencialmente a possibilidade de estabelecer uma relação de proximidade com os seus clientes. Periodicamente pode enviar-lhes informações úteis, criando valor para o cliente. Por exemplo, se for o dono de uma clínica veterinária, pode programar o envio de uma newsletter com informações sobre raças de cães ou de gatos. No fundo, a Internet permite-lhe “mimar” os seus clientes e, como sabemos, cliente que se sente acarinhado, é cliente conquistado!

Todavia, use o bom senso para definir os contactos com os seus clientes. Faça-o apenas se o contacto representar uma mais-valia - não queira tornar-se no “melga” que todos procuramos evitar. Esta é uma técnica de como fidelizar clientes e não de como afugentar clientes!

O prometido é devido!

Clientes satisfeitos são, por norma, clientes fiéis. Como tal, quando o assunto é a fidelização de clientes, há que fazer todos os possíveis para cumprir com todos os compromissos que assume.

Cumpra com os prazos e, sobretudo, cumpra com a qualidade dos seus serviços e produtos pois esta é a melhor forma de reter os seus clientes, mantendo-os ligados à sua marca.

Conheça as respostas que a Think Bigger tem para dar à pergunta como fidelizar clientes através da Internet!

Clara Campos

Clara Campos

Associated Partner

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.