Como fidelizar clientes através da Internet

Categoria: Copywriting para web
fidelizar clientes atraves da internet

Os clientes são o bem mais precioso de qualquer empresa, independentemente do seu core business. Assim sendo, como fidelizar clientes é uma questão que sempre foi considerada premente por todos.

Com o advento do digital começou também a colocar-se a questão de fidelizar os clientes através da Internet. E, na verdade, quando bem trabalhada, a web é um excelente canal para implementar uma estratégia de Marketing de Fidelização.

Como fidelizar clientes através da Internet | estratégias básicas

As estratégias digitais que visam responder à pergunta de como fidelizar clientes através da Internet baseiam-se em conceitos muito concretos, que também devem estar presentes quando delinear as opções tradicionais de fidelização de clientes a implementar na sua empresa.

Um dos temas mais sensíveis quando definimos uma estratégia de como conquistar e fidelizar clientes é o das críticas negativas. A melhor estratégia é manter uma atitude positiva, procurando solucionar o problema o mais rapidamente possível e assumindo os seus erros. Por norma, os clientes sabem que errar é humano e perdoam uma falha se ela for resolvida de forma eficaz. Ou seja, não é o erro que define a sua empresa, é a forma como lida com ele!

Estabeleça uma relação de proximidade

A Internet aumentou exponencialmente a possibilidade de estabelecer uma relação de proximidade com os seus clientes. Periodicamente pode enviar-lhes informações úteis, criando valor para o cliente. Por exemplo, se for o dono de uma clínica veterinária, pode programar o envio de uma newsletter com informações sobre raças de cães ou de gatos. No fundo, a Internet permite-lhe “mimar” os seus clientes e, como sabemos, cliente que se sente acarinhado, é cliente conquistado!

Todavia, use o bom senso para definir os contactos com os seus clientes. Faça-o apenas se o contacto representar uma mais-valia - não queira tornar-se no “melga” que todos procuramos evitar. Esta é uma técnica de como fidelizar clientes e não de como afugentar clientes!

O prometido é devido!

Clientes satisfeitos são, por norma, clientes fiéis. Como tal, quando o assunto é a fidelização de clientes, há que fazer todos os possíveis para cumprir com todos os compromissos que assume.

Cumpra com os prazos e, sobretudo, cumpra com a qualidade dos seus serviços e produtos pois esta é a melhor forma de reter os seus clientes, mantendo-os ligados à sua marca.

Conheça as respostas que a Think Bigger tem para dar à pergunta como fidelizar clientes através da Internet!

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Clara Campos
Clara Campos

Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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