A importância do marketing de conteúdos para PMEs

A importância do marketing de conteúdos para PMEs

A importância do marketing de conteúdos para PMEs

Faz parte do grupo de pequenos e médios empresários do nosso país que continua a ignorar a importância do Marketing de Conteúdos para PMEs? Continua a acreditar que o este tipo de marketing não é para as empresas com dimensão semelhante à sua? E que só faz sentido para quem tem um grande orçamento para investir? Então este artigo é para si!

Porquê investir em Marketing de Conteúdos para PMEs?

Marketing de Conteúdos está a posicionar-se junto de clientes efetivos e potenciais como uma referência na sua área, o que lhe vai permitir influenciar a decisão de compra. Por conseguinte, o Marketing de Conteúdos para PMEs é fundamental tanto para fidelizar os seus clientes como para conquistar novos leads, o que levará a uma melhoria dos resultados da sua empresa.

Como é que o Marketing de Conteúdos para PMEs o ajuda a chegar ao público-alvo?

Para que uma empresa chegue ao seu público-alvo na internet tem, obrigatoriamente, de estar destacada no Google, o que significa que tem de ter o seu site nas primeiras páginas dos resultados das pesquisas que este motor de busca apresenta. Descubra mais sobre esta questão no nosso artigo “A importância do posicionamento no Google”.
Para conseguir ganhar relevância e chegar ao topo do Google um site tem de apresentar mais e melhor conteúdo do que os sites concorrentes.
O Google avalia a qualidade dos conteúdos através de um algoritmo que está em constante mudança e que leva em conta um sem-número de parâmetros. Todavia, o grau de otimização do site (vide O que é SEO?) e o engajamento que este cria com o público que se traduz, entre outras coisas, no número de visitantes, no número de visitantes que regressam e no número de partilhas do conteúdo do site em redes sociais, são fatores preponderantes para a definição do posicionamento.

O fator financeiro e a criação de conteúdos

Nem sempre as PMEs têm recursos internos para criar conteúdos com qualidade suficiente para conquistar tanto o Google como os internautas – a tarefa não é, de facto, nada fácil! – e, como tal, têm a necessidade de contratar que o faça. Esta contratação continua a ser vista como um custo, sendo muitas vezes a principal razão que afasta os empresários do Marketing de Conteúdos para PMEs. Ora, esta é uma teoria que não podia estar mais longe da verdade por dois motivos:

a) O custo não é assim tão elevado. Se nos contactar vai chegar à conclusão de que não precisa de gastar uma fortuna para o conseguir;
b) O Marketing de Conteúdos para PMEs está longe de ser um custo, devendo ser encarado como um investimento que lhe trará retorno a médio prazo.

Em resumo, nos dias de hoje, a criação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para PMEs é fundamental para o crescimento das empresas de menores dimensões.
Não deixe de conhecer as soluções que temos para reforçar a sua presença online através da criação de conteúdos.

Partilhe este artigo